Baianos exigem do governo vacina contra meningite

sábado, 28 de novembro de 2009 |



O número crescente de casos da meningite meningocócica (tipo C) tem assustado a população de Salvador.

Na última terça-feira (23-11), moradores de um bairro popular onde duas crianças morreram vítimas da doença, realizaram manifestação exigindo a vacina, que não é distribuída pela rede pública de saúde. “Nós entramos em contato com a vigilância sanitária, com o sistema de imunização e até agora ninguém veio aqui, ninguém deu um parecer favorável”, afirma o estudante Neemias Santos.
Cada dose da vacina custa em média RS 100 nas clínicas particulares.

Surto

Já foram registrados no estado mais de mil casos de meningite, 162 do tipo meningocócica, com 62 mortes, 22 delas em Salvador.

Apesar dos números as secretarias de saúde do estado e do município descartam vacinar a população por não reconhecerem um surto da doença. “Os casos estão espalhados, não estão concentrados em uma única área. Por isso, a gente não caracteriza ainda o surto”, defende Cristiane Cardoso, da vigilância Epidemiológica de Salvador.

A secretaria de saúde do município recomenda tratar com antibióticos as pessoas que tiveram contato com as vítimas, para que não desenvolvam a doença.

Com informações de globo.com/jornalnacional

1 comentários:

Anônimo disse...

A doença certamente não chegará na classe que tem maior poder aquisitivo, pois eles podem pagar a vacina. Talvez se chegasse a esta população, as autoridades "in"competentes, já teriam se manifestado, ou quem sabe, procurado colocar nos postos a vacina. Não é para saúde, também, que são cobrados os impostos?
A população, está de olho e ouvidos abertos nas promessas não cumpridas, eleição vem aí.

Postar um comentário