Visitante indigesto

terça-feira, 24 de novembro de 2009 |


Nesta semana a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad agitou o cenário político/social. Milhares de pessoas realizaram manifestações em protesto a visita do líder do Irã ao país.


O presidente iraniano e Lula assinaram acordos nas áreas de biotecnologia, agricultura, energia. O país do oriente médio estreitou laços com uma potencia regional e rompeu o isolamento internacional, ampliando o comercio entre as nações.


Assuntos delicados como o programa nuclear iraniano também foram lembrados na conversa entre os presidentes. Lula defende o direito do Irã de utilizar a tecnologia nuclear para fins pacíficos.


Ahmadinejad por sua vez defendeu uma vaga no conselho permanente de segurança da ONU, um sonho antigo do país.


Por onde esteve e até mesmo por lugares em que o líder iraniano não esteve, como São Paulo e Porto Alegre, protestos marcaram às 24h de sua estada no Brasil.


O deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) foi um dos principais opositores à visita de Ahmadinejad. Juntamente com o também deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) estendeu uma faixa com os dizeres “holocausto nunca mais” no salão verde da câmara. “Este país não pode receber a visita deste que em muitos países é considerado um criminoso”, afirmou Itagiba, ironicamente, se posicionando contra as bases diplomáticas de um governo democrático.

O presidente do Irã afirmou recentemente que o holocausto dos judeus na II Guerra Mundial não existiu.

com informações do g1.com

1 comentários:

adriana santos disse...

O nosso presidente quer mais é ficar bem com todos.
Deixa o cara falar o que quiser, o certo é termos ambos ao nosso lado...

Postar um comentário